Aula inaugural do Geração Paraná Digital coloca jovens paranaenses na nova era do e-sustentável. 12/01/2023 - 10:58

O Programa Geração Paraná Digital fomenta o ambiente de inovação no Estado do Paraná, com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais da área de tecnologia, conta com a implantação de laboratórios para qualificação dos municípios. O Termo de Cooperação Técnica do Programa Geração Paraná Digital entre a SEDU em parceria com a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Fundação Araucária, AMP, Assespro, SGI e Seti, foi assinado em dezembro do ano passado.

Nesta segunda-feira, 9, o Governo do Estado, através da Fundação Araucária, em parceria com a prefeitura de Laranjeiras do Sul, Viasoft e Unicentro realizaram aula inaugural do Geração Paraná Digital, na sede do Laranjeiras Tecnológica.

Participaram 40 jovens como bolsistas em um Curso de Programação, com a finalidade de formar desenvolvedores de softwares. A Prefeitura custeou 20 bolsas, para o Ensino médio e outras 20 foram destinadas ao nível superior, com recursos repassados pelo Estado através da Fundação Araucária.

Laranjeiras do Sul é o primeiro município paranaense a fazer parte do Programa Geração Paraná Digital. Como resultado os jovens não necessitam deixar sua cidade para exercer atividades profissionais tecnológicas. O setor empresarial paranaense se comprometeu em contratar ao menos 30% dos formandos.

“A importância de um Programa como este é fundamental para o desenvolvimento das regiões e municípios do nosso Paraná. Dar igualdade de oportunidade às pessoas é uma atitude conectada à Agenda 2030, como acabar com a pobreza, garantia de emprego, saúde e outras metas dos ODS”, comentou Keli Guimarães, superintendente da SGDES.

A área de softwares esta voltando sua atenção para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O impacto está ligado principalmente ao Objetivo 9, que estabelece que seja preciso construir infraestruturas resilientes, fomentar a inovação, promover a industrialização inclusiva e sustentável.

A indústria 4.0 se insere na Agenda 2030 como modelo capaz de impulsionar o cumprimento das metas do ODS 9 de maneira estratégica. O novo modelo de produção está sendo construídas com as tecnologias habilitadoras como a internet das coisas, Cloud, Big Data, Inteligência Artificial (IA) e muitas outras, isto promoverá a produtividade, impacto ao meio ambiente e na economia.

Além deste, outros Objetivos são alcançados, direta ou indiretamente, como o ODS 1, erradicação da pobreza; ODS 4, Educação de qualidade; ODS 5, igualdade de gênero; ODS 8, Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10, Redução das desigualdades; ODS 11, Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12, Consumo e produção responsáveis; ODS 14, vida na água; ODS 15, Vida terrestre; ODS 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17, Parcerias e meios de implementação.

Para o Programa Geração Paraná Digital capacitar e profissionalizar os jovens que já nascem conectados é muito importante. O Paraná tem muitas vagas na área de TI (Tecnologia da Informação) e detém a quarta posição em quantidade de empresas de tecnologia em desenvolvimento de software no país.

Outro fator importante é a conscientização de práticas sustentáveis na produção de softwares, que é uma iniciativa do e-sustentabilidade, que cria e promove tecnologias práticas que fomentem a sustentabilidade, conta com a parceria estratégica do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). São prioridades a proteção ao meio ambiente, redução da emissão de CO2 e a utilização de energia verde, considerando o menor impacto possível do ponto de vista social, ecológico e econômico.