Em Paranaguá, Missão da OCDE conhece as ações em prol dos ODS implantadas nos portos paranaenses 31/05/2023 - 14:00

Os membros da Missão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)  encerraram a programação no Paraná com uma visita a Paranaguá, onde conheceram as ações implantadas nos portos de Paranaguá e Antonina voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A empresa pública Portos do Paraná desenvolve programas ambientais desde 2013, pois estavam vinculados às licenças ambientais emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Após a criação da Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os programas foram relacionados aos 17 ODS, quando da sua implementação a partir de 2015. Desta forma, foi tranquilo para a administração dos portos apresentar suas ações em relação à Agenda. “O fato da Portos do Paraná ser signatária da Agenda 2030 e já estar aplicando isso em suas ações, fizeram com que essa visita tenha sido proveitosa e de bastante sucesso. Desta forma puderam ver o que está sendo realizado aqui e o que a gente planeja para aplicar os ODS, isto é o que buscam!”, comentou João Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná.

Keli Guimarães, superintendente geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), também avaliou a visita como muito positiva. “Os membros da missão puderam ter uma noção de como se trabalha aqui, de toda dinâmica, dos produtos atendidos, das pessoas envolvidas. Isso é muito importante para formulação do relatório que a OCDE vai lançar ainda esse ano”, afirmou a superintendente da SGDES.

MISSÃO – A quarta Missão da OCDE no Paraná foi aberta pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 23 de maio e concluída no dia 24. As reuniões contaram com participação de representantes dos 23 municípios que participam do projeto-piloto da iniciativa no Paraná, além de órgãos estaduais, federais e internacionais envolvidos, que apresentaram suas ações em prol dos ODS e receberam feedbacks.

Nas três primeiras missões, foram elaborados relatórios com recomendações ao Estado para acelerar a implementação da Agenda 2030, selecionados os 23 municípios que compõem o projeto-piloto de abordagem territorial das ODS e elaboradas ferramentas para auxiliar os gestores estaduais e municipais envolvidos. A partir dessa quarta, e já com esse novo contexto, todos os atores envolvidos no processo vão continuar monitorando os indicadores para alcançar os 17 ODS de maneira organizada e coerente.

Aline Matta, analista de Políticas Públicas da OCDE, avaliou como muito positiva esta quarta missão. Segundo ela, o material apresentado pelo poder público nos três níveis de governo, pela iniciativa privada e a sociedade civil apresentaram um compromisso coletivo no avanço da implementação da Agenda 2030 no Paraná.

O material coletado pelos representantes da OCDE serão analisados e farão parte na elaboração de um relatório com novas recomendações ao Paraná para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O relatório final será apresentado ainda este ano.

Confira algumas das ações dos portos do Paraná relacionadas aos ODS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PEA - relação com o ODS 1: “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”. O PEA têm ênfase na população mais vulnerável, visando capacitar e habilitar os setores sociais, melhorar a qualidade de vida e ambiental da população, atuando no fortalecimento da pesca artesanal, das associações comunitárias, apoio ao saneamento básico, promover o turismo e cultura socioambiental.

A execução de recuperação de áreas degradadas, apoio ao saneamento básico, compostagem de resíduos orgânicos, hortas comunitárias e fortalecimento da pesca artesanal fazem parte do ODS 2, que é “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”.

Para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, referente ao ODS 3, a diretoria de Meio Ambiente do Porto realiza campanhas periódicas de combate à dengue, programas de vacinação, aplicação de larvicida, varrição mecânica das vias públicas do entorno, gerenciamento de emissões atmosféricas e emissão de fumaça preta de veículos além de mutirão para levar diversos serviços públicos às comunidades mais carentes.

Além destes, os outros ODS são praticados de forma a contribuir para o cumprimento das 169 metas, que compreendem quatro dimensões principais: a social abrange as necessidades humanas; a ambiental trata das ações em prol da preservação e conservação do meio ambiente; a econômica  contempla o uso e esgotamento dos recursos naturais que impactam na economia e a institucional diz respeito aos esforços para colocar os ODS em prática.

ODS -  Diante da urgência em unir forças para combater os principais desafios relacionados a questões sociais, econômicas e ambientais em todo o mundo, a ONU propôs a seus 193 estados-membros a criação da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

PARANÁ - O Estado do Paraná é o único estado do Brasil a fazer parte do Programa da OCDE denominado Uma Abordagem Territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criado pela entidade para apoiar cidades e estados na tarefa de desenvolver, implementar e monitorar estratégias para alcançar os ODS.

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a integrar essa iniciativa, ainda em 2019, junto com outras nove regiões e cidades de outros países, sendo reconhecido, pela própria organização, como uma das regiões mais sustentáveis e um exemplo a ser seguido mundialmente em relação ao desenvolvimento sustentável. Na abertura dos trabalhos da missão OCDE, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou a renovação da parceria entre o Paraná e a Organização.