Estudo classifica metas dos ODS aplicáveis ao Paraná 19/10/2022 - 09:44

A primeira etapa do processo de identificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que se aplicam à realidade paranaense foi concluída depois de uma série de reuniões que contou com a participação de representantes das Secretarias de Estado e de suas vinculadas.

Foi realizado por iniciativa do Comitê Técnico de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CTDS-CEDES). O documento final, a ser alcançado ao fim de três etapas, servirá de orientação à elaboração de Políticas Públicas que atendam especificamente a demandas paranaenses.

AS METAS - Na etapa já realizada, intitulada "Aplicabilidade das Metas ODS ao Paraná", as 175 Metas Nacionais dos ODS foram classificadas em aplicáveis e não aplicáveis ao Estado do Paraná. Na sequência, será definido o Valor Final das Metas (Etapa dois) com a identificação de patamares a serem alcançados no Paraná e a Priorização das Metas ODS (Etapa três) para o Estado, a partir da identificação dos indicadores mais deficitários.

A adequação das metas nacionais, a partir das já definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

DESAFIOS - Para a vice-presidente do CEDES, Keli Guimarães, “a implementação dos ODS é desafiadora e envolve a construção de um novo modo de trabalhar, a partir de uma visão sistêmica voltada a resultados e que considere as conexões econômica, social, ambiental e institucional da sustentabilidade. Sobretudo, integrando a expertise dos especialistas de cada Pasta de Governo”.

Participam do Grupo de Trabalho, representantes da Casa Civil e as seguintes Secretarias de Estado: do Planejamento e Projetos Estruturantes; da Comunicação Social e da Cultura; Administração e da Previdência; Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Sustentável e do Turismo; Educação e do Esporte; Segurança Pública; Saúde; Fazenda; Justiça, Família e Trabalho; e do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e ainda o Grupo de Trabalho de Indicadores do CTDS-CEDES composto por representantes da Celepar, Ipardes e 3ª ICE-TCE/PR.