Paraná participa de evento sobre Economia Circular 09/05/2023 - 09:34

O Paraná, por meio da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), participou do encontro promovido pela União Europeia sobre soluções para a Economia Circular e Resíduos Sólidos. Este evento faz parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC América Latina) e conta com a participação de países da Europa, América do Norte e América Latina.

O local escolhido para este ano foi o município de Fortaleza, no Ceará, que apresentou projetos práticos de soluções em Economia Circular nas áreas de educação em energias renováveis, coleta de resíduos urbanos, transformação de áreas urbanas degradadas e diminuição de lixo eletrônico.

O evento contou também com a participação de diversas unidades subnacionais como a cidade parceira de Fortaleza, Essen da Alemanha, San Diego nos Estados Unidos, Chihuahua no México, Rio de Janeiro Brasil, Fort Collins e Estados Unidos, que apresentaram programas voltados às mudanças climáticas onde o conceito da Economia Circular surge como solução para minimizar o impacto das práticas antrópicas (de intervenção humana) no meio ambiente.

A Economia Circular é um conceito estratégico, onde resíduos servem de insumos para a produção de produtos novos. Propõe mudanças nas cadeias produtivas buscando conciliar o crescimento econômico com o bem-estar da sociedade em uma gestão consciente dos recursos naturais.

A participação do Paraná se deu em parceria com o pesquisador polonês Marcin Glodniok do Central Mining Institute (GIG) que está concorrendo a um edital internacional com a Sanepar em outro exemplo prático de Economia Circular que é a transformação do lodo de esgoto em fertilizante agrícola.

O evento contou com a participação no total de 11 países, 13 cidades da região e outros estados, incluindo o Paraná.

Sobre o IURC

O Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC) otimiza o valor agregado da cooperação internacional, sendo uma Rede Global de referência em inovação urbana e regional. Ele visa conectar cidades e estados de diferentes países para que compartilhem soluções para problemas em comum.

É uma estratégia de longo prazo da União Europeia para fomentar o desenvolvimento urbano e regional sustentável em cooperação tanto com os setores público e privado quanto com grupos comunitários e cidadãos. Une pares (cidades–cidades e estados-estados). A escolha é feita pela União Europeia, por meio de dados previamente enviados pelas cidades e estados da América Latina e da Europa, onde as áreas de interesse são apresentadas.

Sobre o Central Mining Institut (GIG)

O Instituto Central de Mineração (GIG) é um instituto de pesquisa supervisionado pelo Ministro do Patrimônio Nacional, ligado à indústria de mineração e à região da Alta Silésia, Polônia, desde 1945.

Em novembro do ano passado o GIG apresentou para a Sanepar, um projeto de aplicação de microrganismos no lodo de esgoto, para ser utilizado como biofertilizante, potencializando a fertilização do solo.