Paranaense é nomeada embaixadora de comitê da Organização Mundial da Família 31/10/2022 - 11:47

A superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social e vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (CEDES), Keli Guimarães, foi nomeada como embaixadora brasileira (Goodwill Ambassador) da Organização Mundial da Família (World Family Organization - WFO), durante a 36ª assembleia geral da entidade, realizada em Paris, na França. Representantes virão a Curitiba para entrega do documento de posse, mas a data ainda não foi definida.

A Organização Mundial da Família foi criada em 1947 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal objetivo atuar como um elo entre famílias do mundo todo e o órgão, por meio da defesa de seus interesses perante governos e a comunidade internacional.

“Desde 2016 eu trabalho no Estado à frente do CEDES com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Sempre pensei em como essa proposta global e tão audaciosa poderia de fato impactar na vida de cada paranaense. Apesar do Brasil ter ajudado a escrever os objetivos e metas junto aos demais 192 países-membros, precisamos trazê-las para realidade do Paraná. Então é o que estamos fazendo agora”, explica.

Keli acredita que o reconhecimento se deu principalmente pelo trabalho constante do órgão na implementação da Agenda 2030 da ONU no Estado do Paraná, e não só a nível estadual, mas também de maneira municipalizada. “Não adianta só pensar a nível Brasil. É lá no município que as coisas acontecem. Se só pensar nas maiores regiões do Estado nada vai mudar”, reforça.

O nome dela foi indicado ao lado de representantes de países como Portugal e Tunísia e aprovado em unanimidade por membros do comitê regional, entre eles, a médica curitibana e presidente da WFO desde 1998, Deisi Kusztra. “Observamos a Keli, vimos como ela se relacionava com os outros pra ver se ela tinha capacidade de cumprir o programa. Ela tem vontade pra tudo, nem pensa se será difícil, ela dá um jeito de fazer, e se não souber, não se avexa em dizer, voltar e perguntar, dar ideia”, pondera.

“Para um goodwill ambassador essa é a característica mais importante. Ela tem que conhecer a organização mas ter autonomia para atuar naquilo que precisa de ajuda. E estamos satisfeitos, pois já avançamos muito com o Governo do Paraná”, acrescentou a presidente da WFO.

“Foi por conta desse trabalho no Paraná que a dra. Deisi indicou meu nome. Fiquei muito feliz quando soube que foi aprovado. Essa não é uma vitória da Keli, é uma vitória das mulheres, dos homens, das crianças e do Estado. Ser embaixadora da Organização Mundial da Família para o Brasil é uma honra que eu nunca imaginei”, reforça Keli.

Segundo a superintendente, a chancela a nível mundial trará ainda mais benefícios para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. “Além do reconhecimento, isso vai trazer investimentos para o Estado, vai fazer com que sejamos ligados a boas práticas mundiais, garantindo financiamentos que possam impactar cada vez mais as famílias em todos os municípios”, complementa.

RECONHECIMENTO – Nos últimos anos, o Paraná passou a utilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como guia para melhorar as áreas de saúde, educação e segurança, além de diminuir a desigualdade social e preservar o meio ambiente. O Governo do Estado, por meio do CEDES, criou a Estratégia Paraná de Olho nos ODS, que tem como foco o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030 da ONU.

Além disso, o Paraná é o único estado brasileiro a compor o programa “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que também pesquisou outras oito regiões do mundo. A pesquisa analisou de que forma o Paraná aderiu e aplicou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) ao longo dos últimos três anos.

A OCDE é uma organização internacional e intergovernamental formada por 38 países membros, fundada em 1961, que trabalha para construir políticas que promovam prosperidade, igualdade, oportunidade e bem-estar para todos.

Fonte: AEN