Programa Universidade 2030 quer conscientizar jovens para práticas sustentáveis 27/10/2022 - 11:57

A Agenda 2030 é uma realidade em diversos países incluindo o Brasil. É um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, buscando fortalecer a paz universal com mais liberdade. A pandemia trouxe novos desafios para a implementação da agenda de forma geral, mas principalmente aos ligados à temática socioambiental, que estão exigindo uma mudança urgente na sustentabilidade, de modo que, a geração atual e as futuras, tenham uma vida digna e com qualidade. O Paraná tem se destacado na implementação da agenda com várias ações de diversos parceiros.

Sabendo desta necessidade o Youth Action Hub Curitiba em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) lança o Programa Universidade 2030, que visa a formação de graduandos e pós-graduandos das 7 universidades estaduais do Paraná sobre a temática do Desenvolvimento Sustentável e a implementação da Agenda 2030.

O Programa consiste em um curso online gratuito de 40h/aula, chamado “Inteligência Sustentável”, ofertado na modalidade assíncrona (pré-gravada) e palestras online síncronas (ao vivo) com especialistas nos temas abordados. Visa à formação de graduandos e pós-graduandos sobre a temática do Desenvolvimento Sustentável e a implementação da Agenda 2030.

O curso será disponibilizado na plataforma de Livre Conhecimento do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Licon do NEAD Unicentro, que faz parte da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

As inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro pelo link: https://sites.uvpr.pr.gov.br/inteligenciasustentavel.

O Youth Action Hub (YAH) é uma iniciativa global, com impacto local, presente em mais de 37 países e ligado às Nações Unidas (UNCTAD), que tem como objetivo apoiar a implementação do Desenvolvimento Sustentável por meio do protagonismo jovem. No Brasil, desde 2019, o projeto busca fomentar a transição para um “mindset sustentável" da juventude brasileira por meio da conscientização sobre a Agenda 2030 e a criação de soluções sustentáveis, tendo impactado direta e indiretamente, até então, mais de 15 mil pessoas. Mais informações sobre essa iniciativa estão disponíveis em: https://unctad.org/topic/youth/youth-action-hubs.

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) está colaborando na divulgação desta ideia. O Paraná precisa de ações com esta para a disseminação e implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030.