Selo Solidário é lançado no Paraná para incentivar responsabilidade social de empresas e organizações 31/05/2023 - 16:27

O Governo do Paraná anunciou nesta terça-feira (30), no Palácio Iguaçu, a criação do “Selo Solidário”, uma iniciativa que busca incentivar empresas e organizações da sociedade civil a promoverem a solidariedade e o desenvolvimento social em todo o Estado. A ação será coordenada pela Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) e foi regulamentada através do decreto estadual 1.598/2023.

Para concorrer ao Selo, os participantes deverão cumprir os critérios estabelecidos no decreto estadual. Ele funcionará como um reconhecimento para instituições que se engajam em projetos sociais do Governo do Estado e para iniciativas das próprias instituições que tenham ligação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os conceitos de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Segundo a primeira-dama Luciana Saito Massa, idealizadora da premiação e que também preside o Conselho de Ação Solidária do Estado, o objetivo é criar uma rede de boas práticas, proporcionando visibilidade às ações sociais, iniciativas beneficentes, projetos e programas desenvolvidos pelos participantes.

“Trata-se de uma certificação para valorização daquelas empresas e associações que já fazem um trabalho voltado aos ODS e com as políticas de ESG. Dessa maneira, queremos incentivá-las a trabalharem junto com o Governo do Estado para fazer a diferença na vida da população, em especial daqueles que mais precisam”, afirmou.

Entre os critérios para avaliação e classificação dos concorrentes estão a frequência de participação nas ações, número de pessoas beneficiadas e de voluntários envolvidos, projetos já desenvolvidos e preservação do meio ambiente. Os participantes serão divididos entre iniciativa privada, com categorias para empresas de pequeno, médio e grande porte, e outra para organizações da sociedade civil. Cada categoria terá três vencedores, totalizando 12 Selos Solidários entregues ao ano.

A superintendente geral da SGDES, Keli Guimarães, participou do evento com uma fala sobre a importância de impulsionar o Paraná na implementação dos objetivos e metas propostos pela Agenda 2030,  da participação do Paraná no Programa: “Uma Abordagem Territorial dos ODS” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e reforçou a fala do governador Carlos Massa Ratinho Júnior sobre a renovação da parceria do Estado com a Organização em uma nova etapa focada em Governança ambiental, social e corporativa (ESG).

Para mais informações e interesse em aderir ao selo acesse o site do Portal Solidário e preencha o cadastro. No site, também serão divulgadas as campanhas sociais promovidas pelo Estado durante o ano e que poderão receber doações e contribuições das entidades participantes e da população em geral.