Projeto de moda sustentável recebe apoio da primeira-dama do Estado do Paraná 29/03/2024 - 11:12

Em um encontro bastante produtivo a superintendente-geral Keli Guimarães e representantes da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) foram recebidos pela primeira-dama do Estado do Paraná Luciana Saito Massa, nesta terça-feira, 14, na Superintendência Geral de Ação Solidária. Foram apresentadas as iniciativas da Estratégia de Olho nos ODS em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado.

O destaque ficou para o Projeto Circuito ODS – Moda Sustentável que ainda está em fase de desenvolvimento e visa alcançar mulheres privadas de liberdade (PPLs). O objetivo principal do projeto é implementar a economia circular, reduzir desigualdades sociais e amplificar a racionalização da máquina pública.

A implantação do projeto será no Centro de Integração Social de Piraquara (CIS), como piloto, as PPLs terão a oportunidade de participar de um curso profissionalizante de corte e costura, ofertado pela Carreta do Conhecimento. Numa segunda etapa serão realizadas oficinas para a confecção e customização de peças de roupas doadas pelo Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), são peças hospitalares que já não mais possuem utilidade no Complexo, mas servem como matéria-prima para o projeto.

Essa ação contribui para a redução e descarte de resíduos no meio ambiente e possibilitará a remição da pena pelas mulheres privadas de liberdade, tanto pelo estudo quanto pelo trabalho.

Após a implantação do projeto-piloto no CIS pretende-se ampliar o Circuito ODS – Moda Sustentável a outras penitenciárias do Estado, bem como a coleta de enxovais, matéria-prima, de todos os hospitais paranaenses.

De acordo com Keli Guimarães é importante ampliar o projeto de modo que todo o Estado seja contemplado.

“Queremos transformar esse projeto em um grande Programa de Governo, pois se trata de uma iniciativa intersetorial que contribui com o desenvolvimento econômico, social e ambiental.”, disse a superintendente.

Luciana enfatizou da necessidade do Estado pensar em projetos que envolvam a sustentabilidade e ao mesmo tempo o empoderamento feminino.

“É de extrema importância que haja uma sensibilização por parte de nós, poder público, para a elaboração de ações em favor das PPLs.”, destacou a primeira-dama.

Pela importância do projeto e da parceria a superintendente Keli Guimarães convidou a Luciana Saito Massa, primeira-dama e também presidente do Conselho Estadual de Ação Solidária, para apadrinhar o Projeto Circuito ODS – Moda Sustentável além da atuação em conjunto.

Participaram da reunião os representantes da SGDES Camila Oliveira, Cristina Viomar, Julia Serafim, Luis Mascarenhas, Pedro Muller e a superintendente de Ação Solidária (SGAS) Cristina Ricordi.