Participar de atividades dos Centros de Convivência

O que é

Por meio desse serviço, você tem acesso às informações sobre os Centros de Convivência - espaços que promovem atividades em grupo com crianças, adolescentes, adultos e idosos. As ações são para:

  • fortalecer e assegurar a convivência familiar e comunitária;
  • prevenir situações de risco social.
  • dar acesso a informações sobre direitos e sobre participação cidadã;

As atividades são específicas para cada faixa etária:

  • Até 6 anos: atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.
  • De 6 a 15 anos: o trabalho consiste em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
  • De 15 a 17 anos: serviço para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, que contribui para a permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e a formação geral para o mundo do trabalho.
  • Adultos e idosos: atividades recreativas ou capacitações profissionais, de acordo com a unidade.

Quem pode participar

Qualquer pessoa.

Onde solicitar

Pessoalmente.

Como participar

Procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua cidade para conhecer as atividades e os horários disponíveis. No Cras, também é possível obter o endereço dos Centros de Convivência, que são de responsabilidade das prefeituras, mas podem ser administrados por entidades sociais.

Prazo

Variável.

O que diz a lei

A Lei do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nº 12.435, de 6 de julho de 2011, regulamenta todos os serviços da Assistência Social.