Paraná assina Memorando de Entendimento com a Polônia 17/04/2023 - 17:53

Nesta segunda, 17, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Paraná e a Silésia, no Palácio Iguaçu, pelo vice-governador Darci Piana, a vice-marechal Anna Jedynak da Província da Silésia e a superintendente-geral Keli Guimarães.

Este acordo foi estabelecido no ano passado, através do Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC, em inglês), desenvolvido pela União Europeia (UE), com a participação da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES). Tem por objetivo uma cooperação recíproca e benéfica nas áreas econômica, científica, empresarial, cultural e de turismo de negócios.

“Temos o interesse em receber novas tecnologias e vamos colaborar fornecendo aquilo em que somos referência, como o agronegócio, o conhecimento produzido nas nossas sete universidades estaduais e a presença de uma grande mão de obra especializada, que faz do Paraná o estado que tem mais doutores proporcionalmente à sua população”, disse o vice-governador.

Uma parte importante do acordo visa à implementação de projetos comuns e de interesse mútuo em áreas de especializações regionais e de interesse recíproco no desenvolvimento econômico sustentável. Como resultado deste acordo de cooperação coordenado pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), no final de março foi firmado um acordo entre a Invest Paraná e a Katowice Special Economic Zone – KSSE que promoveu a troca de conhecimento e tecnologia entre os parceiros e no ano passado a Sanepar celebrou um acordo com o Central Mining Institut, instituto de pesquisa de Katowice, capital da Silésia, para a troca de projetos na área ambiental.

Sobre o acordo, a Superintendente Keli Guimarães ressaltou “Este termo de cooperação ajudará tanto o Estado do Paraná como a Silésia em diversos âmbitos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.”. O vice-governador do Estado destacou os benefícios desta parceira “Dentro da área tecnológica, este momento marca avanços significativos que virão a favorecer muito o nosso Estado. Estou feliz em representar o Paraná neste momento”.

A Voivodia da Silésia ou Província da Silésia tem como capital Katowice, com a maior densidade populacional do país, com aproximadamente 5 milhões de habitantes, possuindo o quarto maior PIB per capita do país.  É a região mais industrializada e urbanizada e com maior potencial econômico da Polônia. Abriga 11 universidades públicas, incluindo a Universidade da Silésia em Katowice, que é o maior centro educacional do país.

A região tem interesse em inovação regional, transição digital e estratégias de regiões inteligentes, para isso fez parceria com o Estado do Paraná. Também busca implementar indústrias 4.0 e promover a economia verde.

“O Paraná tem uma significante comunidade polonesa e é um parceiro regional importante pela sua localização geográfica, economia forte, tecnologias avançadas e capital humano, mas especialmente pela enorme quantidade de energia verde e autossustentável que produz, o que é de suma importância nestes tempos de crise energética”, afirmou a vice-governadora.

Participaram da reunião da assinatura do termo o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães, e o diretor-geral da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Diogo Nogueira. Na comitiva polonesa, estavam a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Transformação Regional, Malgorzata Stas; a vice-diretora do Departamento de Economia e Cooperação Internacional, Aleksandra Samira-Gajny; o presidente do Upper Silesian Fund, Bartlomiej Babuska; o diretor do Technopark Gliwice, Jacek Kotra; assessores governamentais e representantes de empresas polonesas que atuam na Silésia.