POLIS

Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável - POLIS

O programa é um projeto da SGDES que é responsável pela implementação da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, e tem como foco o apoio no planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas alinhadas com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

É composto por três etapas básicas: diagnóstico, planejamento e execução. A primeira etapa envolve o levantamento de dados e análise. A segunda etapa consiste em dinâmicas de planejamento e técnicas de priorização. Já a terceira etapa abrange a captação de recursos, parcerias e monitoramento de projetos.

Como metas principais, o programa irá estimular a utilização dos ODS na formulação de políticas públicas, coordenar políticas e ações estaduais com municípios e o Governo Federal, integrar os ODS nas ferramentas orçamentárias municipais, coletar e tratar informações estatísticas para medir o progresso dos ODS, promover a participação de empresas na implementação dos ODS e envolver a comunidade na implementação dos ODS nos municípios.

Um aspecto que é bastante relevante para o POLIS é a integração de agentes governamentais, privados e políticas públicas estaduais que irão contribuir para a mobilização de recursos financeiros, tecnológicos e humanos. Os agentes privados, por exemplo, podem participar por meio de parcerias público-privadas, investimentos sociais e ações de responsabilidade ambiental e social. Essa colaboração possibilita a utilização de recursos adicionais e a diversificação das fontes de financiamento, o que é fundamental para a implementação dos ODS.

Ressaltamos também a importância desses agentes em requerer o estabelecimento de mecanismos eficazes de coordenação e governança. É necessário criar espaços de diálogo e tomada de decisão conjunta, realizar avaliações regulares e garantir transparência na prestação de contas. Somente dessa forma será possível garantir a eficácia e a sustentabilidade do programa.

O programa é uma iniciativa de grande relevância para o crescimento sustentável do Estado, já que ao apoiar a utilização dos ODS como ferramenta para a elaboração de políticas públicas, fortalece-se a coordenação de ações dessas políticas com os municípios e o governo federal.

A integração de diferentes atores e níveis de governo contribui para a troca de conhecimentos, fortalecimento da coordenação, mobilização de recursos e ampliação do impacto das ações relacionadas aos ODS.

Portanto, é fundamental que o programa seja implementado com o devido planejamento e envolvimento de todos os atores relevantes, a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todo o Estado do Paraná.