A Superintendente

Keli Cristina de Souza Gali Guimarães é natural de Terra Roxa, município do Oeste do Paraná. Mãe de seis filhos e avó. Atuou por mais de 10 anos junto a equipes da área da saúde, o que lhe permitiu conhecer profundamente a realidade do interior do Estado. Essa experiência a habilitou para o cargo de assessora do Poder Legislativo do Paraná, passando a exercer suas funções junto à Comissão de Educação, na qual trabalhou com agendas ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU).

Foi neste período que se envolveu com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apaixonando-se pelo tema identificou a necessidade da criação um grupo de trabalho responsável pela Estratégia Paraná de Olho nos ODS, a partir de 2016. O objetivo era a modelagem de implementação da Agenda 2030 no Estado, com ênfase na articulação de parceiros-chave e com diferentes  para o planejamento e monitoramento de políticas locais.

Com produtos e ferramentas arrojadas à disposição dos 399 municípios do Estado, a Estratégia Paraná de Olho nos ODS ganhou novo fôlego com a criação da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social na estrutura do governo estadual. Por sua atuação, a superintendente da SGDES foi homenageada pela World Family Organization - WFO, no aniversário de 70 anos da entidade. Hoje, desenvolve projetos junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Keli foi também nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Organização mundial da Família (WFO) no Brasil (Goodwill Ambassador) para defender a Organização em todo o território nacional. Os Embaixadores da Boa Vontade e Mensageiros da Paz são indivíduos cuidadosamente selecionados nos campos da arte, literatura, ciência, entretenimento, esportes ou outros da vida pública, que ajudam a concentrar a atenção mundial no trabalho da Organização.