Emprestar obras da Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná

O que é

A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná conta com 30 mil livros digitalizados (para a audição por meio de sintetizadores de voz), 4 mil livros falados (gravados em áudio no formato de CD), 3 mil livros em Braille (cuja leitura é feita com a ponta dos dedos) e cerca de 60 filmes com audiodescrição.

Em atividade desde 1974, a Seção conta ainda com outros materiais, como periódicos (revistas, boletins e folhetos), tocadores de mp3 e fones de ouvido, equipamentos de som, CDs, jogos adaptados, máquinas de datilografia Braille, equipamentos para escrita (regletes e punções) e cálculo (sorobãs - os ábacos japoneses), equipamentos para ampliação de imagens e de textos, além de computadores com sintetizadores de voz que possibilitam a audição do que está escrito na tela.

Quem pode emprestar

A Seção Braille oferece atendimento ao público infantil e adulto com deficiência visual.

Onde emprestar

Pessoalmente, na Biblioteca Pública do Paraná (Avenida Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba-PR).

Como emprestar

Os empréstimos de obras em Braille podem ser feitos por quem tem Cadastro de Leitor e inscrição na Seção Braille, no setor de Circulação da Biblioteca Pública do Paraná. Para acessar outros serviços (como o empréstimo de audiolivros), é preciso fazer um rápido cadastro na própria seção.

Contatos podem ser feitos pelo telefone (41) 3221-4985 ou pelo e-mail braille@pr.gov.br.

Residentes em outros municípios paranaenses podem fazer empréstimos por meio da biblioteca municipal local, que vai repassar a solicitação à REDECEG, que é o serviço de apoio a outras bibliotecas.

Prazo

Variável.