Paraná foi convidado para participar de evento na Bélgica sobre desenvolvimento urbano sustentável 27/10/2023 - 16:19

O Paraná recebeu um convite da União Europeia (EU) para apresentar os resultados de sua participação no Programa IURC - Cooperações Internacional Urbana e Regional em evento realizado nos dias 22 e 23 de outubro em Bruxelas, Bélgica.

Foi o único estado brasileiro a participar do evento que apresentou estudos de caso e melhores práticas em desenvolvimento urbano sustentável. O Programa IURC promove a participação de duas unidades subnacionais, cidades ou estados de diferentes continentes para colaborarem mutuamente em diversas áreas, tendo como eixos principais inovação e sustentabilidade.

O encontro marcou a conclusão do programa, que iniciou há três anos e para o qual a União Europeia convidou várias cidades e estados, tanto na América Latina como na América do Norte e Ásia, para cooperar, em pares, com cidades ou províncias da Europa. Para o Paraná, segundo critérios de similaridade e de importância, foi escolhida como par a província da Silésia, na Polônia.

Contou com a participação do consultor Filipe Braga Farhat, da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), do Governo do Estado. Que apresentou o painel sobre intercâmbio de melhores práticas para apoiar a construção das governanças da região e promover o desenvolvimento regional.

“Começamos esse trabalho de cooperação nos conhecendo, técnicos da Silésia e do Paraná. Desenvolvemos um plano de trabalho e obtivemos bons resultados, entre eles uma parceria entre a Sanepar e o Centro de Mineração da Polônia, que desenvolveu uma tecnologia que melhora o lodo de esgoto para aplicação como fertilizante agrícola, com o uso de microrganismos”, disse Farhat.

Apos duas visitas técnicas, que iniciaram em 2022, uma em cada Região, um incontável numero de encontros virtuais entre diversos atores de cada região, Silésia e Paraná conseguiram ir além do programa IURC e assinaram um acordo de cooperação bilateral entre as partes.

O programa permitiu uma aproximação entre cientistas do GIG - Central Mining Institut, da Silésia e da Sanepar para uma cooperação que tem por objetivo vacinar fertilizantes produzidos a partir do lodo de esgoto de modo a tornar sua ação mais eficaz.

O Paraná em parceria com Minas Gerais, que através da Universidade Federal de Viçosa, por meio do Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ), assinaram um acordo com a região da Silésia, formando o programa Brasilésia, estão preparando um evento chamado Brasilésia Opening Cerimony, previsto para novembro. O programa trata de uma convocatória organizada em conjunto para apoiar startups de ambos os países.

Além do tecnoPARQ e das associações polonesas Invento VC, KSSE (Katowice Economic Zone) e Spinus, o programa conta com apoio do governo de Minas Gerais, por meio da Fapemig e da Invest Minas, da Assespro-Paraná e da Enrich in LAC, rede europeia de centros e hubs de pesquisa e inovação na América Latina e no Caribe.

Esta e outras ações entre as duas regiões fez com que o Paraná de destacasse entre os demais pares existentes e fosse convidado, com a presença de um assessor técnico, Filipe Farhat, Cedes/SGDES, que acompanhou o Secretário de Planejamento do Paraná Guto Silva.