Paraná tem presença garantida na Cúpula Mundial da Família 12/06/2023 - 16:43

Representando o Estado do Paraná a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social partipa da Cúpula Mundial da Família, evento internacional da World Family Organization (WFO), realizado na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, nos dias 14 a 17 de junho.

Com expectativa da presença de mais de 80 delegações do mundo todo, o tema deste ano será: “InvestInFamilies”- Acelerando a Década de Ação 2020-2030 e a plena implementação da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Níveis Subnacionais e Locais.

Não deixar ninguém para trás é o princípio fundamental e transformar os compromissos da Agenda em ações efetivas requer um entendimento de todos. Serão destaques no evento os ODS 11 e 17 – Cidades Sustentáveis e Comunidades Fortes – vinculados às dimensões Social, Econômica e Ambiental dos ODS.

Este evento é importante para apresentação de projetos relevantes do Paraná para a implementação da Agenda 2030, que conta hoje com a cooperação dos seus 399 municípios no alcance dos 17 ODS e suas 151 metas aplicáveis ao Estado.

A SGDES é responsável pela implementação da Agenda 2030, e tem projetos em andamento como a renovação do acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) com foco em Governança ambiental, social e corporativa (ESG), assinado em maio deste ano pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

O projeto Local2030 – Paraná HUB, que é um local da Organização das Nações Unidas (ONU) para a municipalização dos ODS, renovado no final do ano passado. O projeto POLIS de municipalização dos ODS que visa à mobilização de toda a sociedade em prol do desenvolvimento local em cada município.

A Universidade dos Prefeitos e Líderes Locais, cujo objetivo é a ampliação da integração entre Estado e municípios com foco no estímulo e aceleração de mecanismos de implementação e acompanhamento local da Agenda 2030 e seus ODS no Paraná.

O Circuito Moda ODS Sustentável que tem como objetivo principal implementar a economia circular, reduzir desigualdades sociais e amplificar a racionalização da máquina pública e visa alcançar mulheres privadas de liberdade (PPLs).

Além de outros projetos temos um de longo prazo com a finalidade de assegurar aos paranaenses o desenvolvimento econômico, socioambiental e a redução das desigualdades é o da Visão 2053 – “Construindo o Paraná do Bicentenário”, com projeção para as próximas 3 décadas, visa acelerar a transformação social baseada no contexto das megatendências mundiais e será construído em uma ação conjunta, colaborativa e integrada com o envolvimento de agentes do governo, setor privado, sociedade civil e academia. 2053 é o ano em que o Paraná fará 200 anos da sua emancipação.

A SGDES tem como superintendente Keli Guimarães, nomeada, no ano passado, Embaixadora Brasileira (Goodwill Ambassador) da WFO, durante a 36ª assembleia geral da organização em Paris, França, tendo como função divulgar as ações da organização no Brasil. Keli também é vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), responsável pela criação da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, que tem como foco o planejamento, a execução e monitoramento de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030 da ONU.

Em 2022 a Cúpula Mundial da Família foi realizada em Genebra, Suiça, quando foi aplicada a aula magna do lançamento da plataforma de conhecimento da United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), que será usada na Universidade dos Prefeitos e Líderes Locais.

A Organização Mundial da Família – WFO – é uma Organização Internacional que tem como principal objetivo representar as Famílias do mundo em todos os níveis, defender seus interesses e atuar com elas e por elas perante os governos e a comunidade internacional.