ODS 5 em foco – Acabar com a violência contra mulheres e meninas é prioridade no Paraná 26/09/2025 - 16:17

O Governo do Paraná e a Prefeitura de Paranaguá uniram forças para enfrentar os desafios impostos pela desigualdade de gênero na cidade litorânea. A parceria resultou na assinatura do Pacto pela Igualdade de Gênero e Qualidade de Vida das Mulheres em Paranaguá, um compromisso inédito entre estado, município, setor privado e sociedade civil para reverter indicadores considerados críticos por um estudo recente. 
A iniciativa, promovida pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) e Prefeitura, articulada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), foi motivada pelos resultados do levantamento “Piores Cidades para Ser Mulher – 2024”, da consultoria socioambiental Tewá 225.  
A pesquisa apontou Paranaguá entre os municípios com índices mais preocupantes no Brasil, evidenciando altas taxas de feminicídio, desigualdade salarial, baixa representatividade política e um número significativo de jovens mulheres que não estudam nem trabalham. 
O pacto prevê a criação de uma instância de governança local, baseada no modelo de “quádrupla hélice”, que envolverá poder público, setor privado, sociedade civil e universidades, e a elaboração de um Plano de Ação Local, no âmbito do Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável – POLIS, com metas específicas para melhorar os indicadores do ODS 5 e correlatos em Paranaguá, alinhando políticas públicas municipais, estaduais e ações institucionais dos Portos do Paraná.  O objetivo é fortalecer a rede de proteção às mulheres e alinhar as ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 5, que trata da Igualdade de Gênero. 
A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou que o estudo serve como um ponto de partida para a ação. "Com o pacto firmado, mostramos que Paranaguá não está sozinha. A rede de proteção será fortalecida, novas políticas públicas serão implementadas e o Estado estará presente para apoiar cada etapa desse processo", afirmou. 
Keli Guimarães, superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social, anfitriã do evento, ressaltou a importância de planejar as políticas públicas a partir das demandas locais. Para ela, a vinda da SGDES a Paranaguá teve como objetivo central a busca por soluções conjuntas, construídas em diálogo com a comunidade. “Esse pacto precisa resultar em ações concretas, como a vinda da Delegacia da Mulher e a integração dos serviços já existentes”, pontuou.
A cerimônia de assinatura, realizada no auditório da Administração dos Portos de Paranaguá (Portos do Paraná), contou com a presença de representantes de diversas secretarias estaduais e municipais, além de órgãos como o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Ministério Público (MPPR) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR).

GALERIA DE IMAGENS