Paraná reforça foco na gestão sustentável com novo acordo para municípios 28/11/2025 - 17:13

O Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), deu um passo importante no apoio às administrações municipais ao firmar um Acordo de Cooperação Técnica com a Caixa Econômica Federal. O objetivo central é potencializar o desenvolvimento econômico e social nos municípios paranaenses, focando na sustentabilidade da gestão pública. 

Formalizado em 14 de novembro de 2025, o acordo prevê a união de esforços das duas instituições para lançar Ações de Divulgação e Assistência Técnica em todo o Estado. Essa mobilização visa, prioritariamente, dar suporte aos municípios para que eles consigam aderir e, principalmente, melhorar os índices exigidos para a obtenção do Selo CAIXA Gestão Sustentável. 

"Essa cooperação é fundamental para conseguirmos levar o conhecimento e o apoio técnico necessários, de forma descentralizada, a todas as nossas prefeituras," destacou Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Coordenador Geral da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, em Exercício, responsável pela assinatura. Segundo ele, o reconhecimento do Selo CAIXA reflete diretamente em um melhor planejamento e, consequentemente, em mais qualidade de vida para a população local. 

Critérios de Avaliação e Incentivos Financeiros 

O Selo CAIXA Gestão Sustentável avalia a desempenho das administrações locais em 22 indicadores. Estes critérios abrangem quatro eixos fundamentais para o desenvolvimento moderno: ambiental, social, governança e climático. 

A assistência técnica direta prestada pela equipe de Municipalização dos ODS da SGDES e pela Caixa ajudará os gestores a identificar gargalos e implementar práticas inovadoras para se adequar a esses critérios, transformando a gestão pública em um motor de desenvolvimento duradouro. 

O diferencial mais importante para os municípios que conquistarem o Selo é o acesso a condições contratuais diferenciadas em produtos e linhas de financiamento da Caixa. O principal destaque é o acesso facilitado a programas como o FINISA Verde e o FINISA Transformação Digital, linhas de crédito essenciais para investimentos em infraestrutura sustentável e modernização tecnológica.

É importante destacar que o Acordo de Cooperação, de natureza estritamente técnica, não prevê a transferência de recursos financeiros ou doação de bens entre as partes. Os custos operacionais e logísticos para a execução das ações serão absorvidos pelas dotações orçamentárias de cada instituição.

Veja a página do Diário Oficial do Paraná:

Acordo