Paraná é reconhecido pelo IBGE por monitoramento dos ODS 07/11/2025 - 15:51

O Paraná recebeu reconhecimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelo trabalho desenvolvido no monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os esforços paranaenses em monitorar o progresso da Agenda 2030, por meio de indicadores oficiais, foram citados no capítulo Produção de dados desagregados para “não deixar ninguém para trás”, da publicação Reflexões sobre a Agenda 2030 - 10 Anos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançada pelo IBGE em outubro.

A menção do IBGE dá visibilidade ao trabalho desenvolvido no Paraná para a implementação local da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa atuação está inserida na Estratégia Paraná de Olho nos ODS, coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES). A Estratégia Paraná de Olho nos ODS visa desenvolver capacidades no setor público para o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Políticas públicas baseadas em evidências

Um dos primeiros passos para localização da Agenda 2030 ao Paraná foi a seleção das metas propostas que seriam aplicáveis ao Paraná e seus 399 municípios. A partir dessa definição, a SGDES estruturou instrumentos de monitoramento e análise que possibilitam avaliar o desempenho das metas e subsidiar a tomada de decisões de gestores públicos.

Entre os instrumentos desenvolvidos e hoje coordenados pelo Núcleo de Projetos Estratégicos (NPE) da SGDES, destacam-se:

  • BI ODS: plataforma de Business Intelligence que oferece acesso facilitado aos indicadores oficiais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Permite que gestores públicos e demais interessados acompanhem, de forma dinâmica e territorializada, a evolução dos indicadores e metas de seu interesse, apoiando o planejamento de políticas públicas baseadas em evidências.
  • Informe ODS: publicações que apresentam análises sobre áreas como saúde, educação e meio ambiente, destacando avanços e desafios identificados pelos indicadores oficiais dos ODS.

Os indicadores oficiais utilizados são compilados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), com base em fontes reconhecidas e metodologias padronizadas. Esses indicadores integram o conjunto das estatísticas oficiais, que constituem informações produzidas e disseminadas por órgãos governamentais em bases regulares, conforme a legislação e os regulamentos administrativos em matéria estatística.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2013), as estatísticas oficiais devem observar um sistema padronizado de conceitos, definições, unidades estatísticas, classificações, nomenclaturas e códigos, assegurando comparabilidade, consistência e transparência dos dados.

Essas iniciativas, somadas ao reconhecimento do IBGE, evidenciam o compromisso do Paraná em fortalecer a implementação local da Agenda 2030 por meio de políticas públicas orientadas por evidências e alinhadas ao princípio de “não deixar ninguém para trás”.